TCE-PR divulga 47 cursos on-line durante evento nacional de capacitação

Os participantes do 30º Encontro da Associação Bra ...

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná aproveitou o 30º Encontro da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel) para divulgar os 47 cursos on-line atualmente disponíveis, gratuitamente, em seu site. O evento foi realizado em Goiânia, entre os dias 8 a 10 de novembro, com o objetivo de proporcionar a troca de conhecimento entre gestores de escolas de governo de todo o Brasil.

Realizados pela Escola de Gestão Pública do TCE-PR, os 47 cursos on-line oferecidos abrangem os principais temas da administração pública, incluindo Direito, Contabilidade, licitações e contratos, atos de pessoal, transferências voluntárias e tributação. "Esses cursos são úteis não somente para servidores públicos, mas também para estudantes e todo cidadão interessado em realizar o controle social dos gastos públicos", afirma o supervisor de Capacitação da EGP, Anderson Saladino, que representou o TCE-PR no 30º Encontro da Abel.

Na edição de 2016, o TCE-PR recebeu o Prêmio Destaque da Abel por seu trabalho no ensino a distância. Neste ano, o prêmio também veio para o Paraná. A Assembleia Legislativa do Estado foi contemplada, pelo programa Parlamento Universitário.

Boas práticas

O 3º Encontro da Abel teve a palestra Parcerias entre as Escolas de Governo: Desafios e Oportunidades, ministrada por Maurício de Albuquerque Wanderley, diretor-geral do Instituto Serzedello Corrêa (ISC), escola corporativa do Tribunal de Contas da União (TCU). Wanderley apresentou modalidades de parcerias  que essas escolas podem fazer com instituições públicas e privadas. Ele informou que o TCU oferece 12 cursos on-line em seu site e ressaltou o trabalho do TCE-PR, que está muito à frente neste ponto, com quase 50 cursos disponíveis.

Natália Araújo, ex-diretora da Escola de Contas do TCE-MG e atual subsecretária de Educação da Prefeitura de Belo Horizonte, ministrou palestra sobre Contratação de Docentes pelo Serviço Público. Ela apresentou, do ponto de vista gerencial, boas práticas para contratação de docentes.

Os participantes do 30º Encontro da Abel também conheceram o projeto A Constituição em Miúdos - Uma História de Cidadania: de Pouso Alegre para o Brasil. Bastante elogiada, a iniciativa leva aos alunos do ensino fundamental conhecimento lúdico sobre a Constituição Federal e foi apresentada por Madu Macedo, diretora da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Pouso Alegre (MG).

A diretora da Escola do TCE-RS, Fernanda Nunes, apresentou os novos instrumentos tecnológicos que aquele órgão de controle utiliza no trabalho de capacitação de servidores e gestores públicos.