Acesse as páginas diretamente: Notícias: https://www1.tce.pr.gov.br/noticias

TCE-PR cria comunidade no Facebook para estimular o controle social

Controle Social

TCE-PR cria grupo no Facebook dedicado ao controle ...

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) lançou no Facebook a Comunidade de Controle Social, a fim de estimular o controle de gastos nas várias esferas da administração pública. Trata-se de um espaço nessa rede social dedicado ao compartilhamento de conhecimentos, à troca de experiências, à divulgação de avisos de cursos e eventos, além de notícias e artigos de relevância no âmbito da fiscalização dos atos dos gestores públicos.

As ações on-line e atividades presenciais são complementares no processo de fortalecimento da rede de controle no Paraná atualmente desenvolvida pelo TCE-PR. Por isso, além de cursos presenciais que realiza, o Tribunal percebeu a necessidade de criar uma plataforma em que possa estimular os agentes de controle social a trabalhar em colaboração, estabelecendo conexões e desenvolvendo a cultura da participação.

Na avaliação do órgão de controle externo, a sociedade é uma grande aliada não só para a fiscalizar a gestão pública, como também para contribuir para torná-la mais eficiente, melhorando significativamente a prestação de serviços aos cidadãos. Para fazer parte da rede basta acessar o endereço eletrônico:

https://www.facebook.com/groups/1209775282493453/?multi_permalinks=1214817528655895¬if_id=1523464586941521¬if_t=group_activity&ref=notif

 

Fóruns de Controle Social

Nesta quarta-feira (16 de maio), a Escola de Gestão Pública (EGP) promove, em Ponta Grossa, o 9º Fórum de Controle Social do TCE-PR. O evento será realizado no campus local da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTF-PR). Como em todas as capacitações, presenciais e on-line, promovidas pelo Tribunal de Contas, a participação é gratuita.

Também estão abertas, no portal da EGP, as inscrições para os fóruns programados para Francisco Beltrão (dia 24 de maio) e Foz do Iguaçu (5 de junho). Posteriormente os seminários serão realizados em Cascavel (7 de agosto) e Curitiba (14 de agosto).  Os primeiros eventos de 2018 ocorreram em Londrina e Maringá (respectivamente nos dias 24 e 25 de abril), com a participação de aproximadamente 400 pessoas.

O Fórum de Controle Social tem como público alvo pessoas envolvidas em atividades de fiscalização da administração pública, como membros de observatórios sociais, conselheiros municipais, estudantes universitários, integrantes de entidades de classe e cidadãos interessados no tema. Entre os assuntos abordados estão a organização de comunidades virtuais e a montagem de um plano ágil para o exercício do controle social; a utilização da Ouvidoria do TCE-PR como aliado nessas ações; as auditorias realizadas pelo Tribunal nos municípios paranaenses; e a fiscalização de terceirização de serviços no setor público.

O objetivo das seis edições do Fórum de Controle Social realizadas ano passado, quando foram capacitadas mais de 800 pessoas, foi iniciar a formação de uma rede de controle da administração pública nos municípios. Neste ano, o TCE-PR segue desenvolvendo atividades de estímulo ao controle social, buscando novos formatos para capacitações e compartilhamento de experiências, a fim de promover o fortalecimento dessa rede em formação.

 

Serviço

Evento:

Fórum de Controle Social

Cidade:

Ponta Grossa

Data:

16 de maio

Local:

UTF-PR Campus de Ponta Grossa (Avenida Monteiro Lobato, KM 4, Jardim Carvalho)

Horário:

8h às 17h30

Inscrições:

http://www1.tce.pr.gov.br/conteudo/presencial-viii-forum-de-controle-social-francisco-beltrao/313361/area/59

 

Autor: Diretoria de Comunicação Social Fonte: TCE/PR

Enviar

Enviar