TCE-PR apresenta boas práticas de ouvidoria em evento de gestores do Ceará

O ouvidor do TCE-PR, Patrick Machado, profere pale ...

A atuação das ouvidorias para ampliar a transparência e a participação do cidadão na fiscalização da gestão pública foi o tema de palestra do ouvidor do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), Patrick Machado, durante o 7º Seminário de Gestores Públicos - Prefeitos Ceará 2019. O evento foi realizado entre segunda e terça-feira desta semana (3 e 4 de junho), no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.

"Quando falamos de transparência, estamos falando de uma obrigação do gestor público e um direto do cidadão", afirmou Machado, ao instigar os gestores públicos presentes a adotarem boas práticas voltadas à transparência. Ele ministrou palestra com o tema "transparência ativa e acesso à informação" no debate sobre o engajamento da sociedade na gestão pública, realizado no segundo dia do evento. A mesa foi presidida pelo assessor da Ouvidoria do TCE-CE, Virgílio Freire.

Já na sétima edição, o seminário, realizado pelo TCE do Ceará com diversos parceiros, reuniu mais de 700 participantes, incluindo prefeitos, secretários, vereadores, servidores públicos e empresários cearenses. Neste ano, o tema do evento foi Desenvolvimento Cooperado, Inovação e Sustentabilidade. A iniciativa busca aumentar o diálogo e disseminar boas práticas entre os administradores públicos.

A abertura do evento contou com a participação do governador do Ceará, Camilo Santana; do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio Bezerra; e do presidente do TCE-CE, conselheiro Edilberto Pontes. "Mais do que dever constitucional, o Tribunal de Contas tem a obrigação de orientar os gestores públicos nas suas atividades. Os municípios precisam adotar práticas inovadoras e de sustentabilidade, da forma mais transparente possível", afirmou Pontes.

Ouvidoria

Principal canal de comunicação do Tribunal com o cidadão paranaense, a Ouvidoria avalia todos os atendimentos que são registrados e, quando necessário, os encaminha à unidade técnica correspondente àquela reclamação, para análise e manifestação e para que a área técnica cobre dos órgãos jurisdicionados a adoção de medidas corretivas.

Os contatos com a Ouvidoria podem ser feitos de quatro maneiras: pela internet, via portal do TCE-PR; por ligação telefônica gratuita, pelo número 0800-645-0645; pessoalmente, no sexto andar do Edifício-Anexo do TCE-PR; ou por carta endereçada à Praça Nossa Senhora de Salete, s/n, Centro Cívico, Curitiba-PR, CEP 80530-910.