TCE-PR abre dados sobre licitações durante o 1° Fórum de Inovação Pública

O servidor Rhodrigo Deda durante palestra do 1° Fó ...

O lançamento do Programa Dados Abertos, que inicialmente coloca à disposição do cidadão informações de 720 mil licitações realizadas pelas 399 prefeituras paranaenses desde 2010, marcou a abertura, nesta terça-feira (20 de novembro), do 1° Fórum de Gestão e Inovação do Tribunal de Contas do Estado do Paraná. Durante dois dias (até esta quarta, 21), o evento debate a necessidade de inovação no setor público.

O fórum foi aberto pelo coordenador-geral de Fiscalização do TCE-PR, Mauro Munhoz, representando o presidente, conselheiro Durval Amaral. Munhoz enfatizou a política do Tribunal, de estar cada vez mais perto da sociedade, transformando-a em parceira na fiscalização do correto emprego dos recursos públicos.

A partir do lançamento dos Dados Abertos, que passará a receber novos módulos de informações, entidades como o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) informaram ao TCE-PR que vão desenvolver programas para, por exemplo, divulgar regionalmente as licitações visando ampliar a participação de empresas.  O coordenador-geral de Fiscalização também enfatizou que o Tribunal está realizando um processo de chamamento público para estabelecer parceria para avaliar os portais de transparência dos municípios.

Necessidade de inovação

O 1° Fórum de Gestão e Inovação foi aberto com uma homenagem ao Dia da Consciência Negra, celebrado nesta quarta-feira. "A data deve ser motivo de reflexão sobre quanto o país ainda precisa avançar para se tornar mais igualitário", destacou Munhoz, que alertou para a necessidade que o poder público tem de acompanhar a velocidade das transformações que a sociedade atravessa.

"Para se assegurar que o princípio da eficiência do setor público seja levado a sério, a inovação é uma exigência. Fazer melhor e com menos recurso, usando a criatividade e a parceria com a sociedade, precisa ser a meta do setor público, porque sem inovação não há futuro em nenhuma organização", destacou o coordenador de Fiscalização.

A programação desta terça contou também com palestras sobre O Desafio da Inovação, ministrada pelo advogado e jornalista Rhodrigo Deda, assessor da Presidência do TCE-PR; e Aplicativos Cívicos, com Stephan Garcia, integrante da organização de inovação cívica Code for Brazil. Após as palestras, foi realizado um debate, com a participação do representante do Observatório Social do Brasil (OSB) Ney Nóbrega; e do servidor do TCE-PR Lúcio Woytovicz Junior.

Em paralelo às palestras e ao debate, o servidor do Tribunal André Fadel explicou o funcionamento do Portal Informação para Todos (PIT), em oficina com a participação de jornalistas e ativistas digitais. Disponível no site do TCE-PR, o PIT reúne informações sobre as principais áreas da administração municipal do Paraná.

Programação desta quarta-feira

A programação continuará nesta quarta-feira (21), com a palestra Governo do Futuro ou Futuro do Governo, a cargo de Fabiana Ruas, gestora do Programa de Inovação do Tribunal de Contas da União (TCU), a partir das 9 horas. Em seguida, às 10h15, Naila Garcia Mourthé, servidora do TCE de Minas Gerais, apresentará a ferramenta Na Ponta do Lápis, que contribuiu para a melhoria das compras públicas de material escolar naquele Estado.

Fechando a programação de palestras, às 11h15, Cristiano Ferri, diretor do Laboratório Hacker da Câmara Federal, falará sobre Inovar ou Morrer: Chegou a Hora da Virada no Serviço Público.

Ainda no período da manhã, às 10h, Lúcio Woytovicz (servidor TCE-PR) realizará oficina sobre Mídias Sociais, na Sala de Situação. À tarde, das 14h às 17h30, no mesmo local, Cristiano Ferri conduzirá oficina com o tema Servidor Inovador - Inovar é para Todos, destinada exclusivamente a servidores do TCE-PR. O evento é promovido pela Escola de Gestão Pública do Tribunal.