TCE inicia programa que busca inovações tecnológicas para estimular controle social

Institucional

As equipes do TCE-PR, do Observatório Social do Br ...

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná deu início, nesta sexta-feira (5 de maio), ao Programa Inovação Cívica, iniciativa de ativismo digital que envolve o cidadão na busca por soluções tecnológicas que auxiliem no processo de fiscalização da instituição, ou que estimulem a participação da sociedade no controle dos gastos públicos.

Na primeira reunião, o corpo técnico do TCE-PR, representantes do Observatório Social do Brasil (OSB) e os selecionados para participar do programa trocaram informações sobre as atribuições do Tribunal, os procedimentos adotados nas fiscalizações, os dados abertos e o papel da sociedade no controle social.

"A partir desta iniciativa do Tribunal de Contas do Estado do Paraná devem surgir novas ideias e soluções para encurtar processos em benefício da sociedade", afirma o coordenador-geral de Fiscalização, Mauro Munhoz. O Inovação Cívica selecionou 20 integrantes, por meio de edital, entre programadores, designers e outros cidadãos engajados, e vai fornecer os dados do Portal Informação para Todos (PIT), com o objetivo de fomentar a criação de produtos inovadores em parceria com a comunidade paranaense.

 

Programação

Neste sábado (6), os selecionados participam do hack day, uma reunião para discutir problemas sobre os temas de interesse e compilar ideias de soluções. O evento tem o apoio do TCE-PR e é realizado pelo Observatório Social do Brasil, em parceria com o Code For Curitiba, grupo de consciência cívica formado por técnicos, designers e especialistas de diversas áreas.

Nas próximas semanas, às sextas-feiras, o Tribunal abrirá espaço para que os participantes troquem informações e sejam auxiliados por mentores especialistas da instituição, principalmente em relação à captura de dados abertos já disponibilizados no PIT.

O programa terá a duração de dois meses e não envolve remuneração ou prêmios a serem pagos pelo TCE-PR. Ao fim, os participantes apresentarão suas soluções no 2º Fórum de Controle Externo: O Tribunal de Contas e a Sociedade, nos dias 28 e 29 de junho.  O evento vai comemorar os 70 anos do TCE-PR, que serão completados em 2 de junho.

 

Autor: Diretoria de Comunicação Social Fonte: TCE/PR

 
   
 

Enviar

 
   
 
   

Enviar