Servidores de TCs de todo o país participam de Fórum Nacional de Auditoria em Curitiba

Capacitação

O presidente do TCE-PR, conselheiro Nestor Baptist ...

Cerca de 130 servidores de órgãos de controle externo de todo o país lotaram o auditório do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), em Curitiba, na manhã desta quinta-feira (22 de agosto). O motivo foi a abertura do 5º Fórum Nacional de Auditoria, evento promovido pelo Instituto Rui Barbosa (IRB) que está sendo realizado no local até esta sexta (23). Palestrantes de cinco diferentes estados brasileiros estão presentes.

O tema principal do evento é O Monitoramento e o Controle de Qualidade das Fiscalizações dos Tribunais de Contas. A iniciativa, realizada em parceria com a Escola de Gestão Pública (EGP) do TCE-PR, tem o apoio institucional da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon) e da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom).

 

Abertura

Para o presidente do IRB, o conselheiro do TCE-PR Ivan Bonilha, a realização do fórum reflete "um ciclo e um círculo virtuoso nos tribunais de contas brasileiros". Ele homenageou o vice-presidente de Auditoria do instituto, o conselheiro do TCE-BA Inaldo da Paixão, por sua dedicação às cinco edições do fórum, além de elogiar o trabalho realizado por seu antecessor, o conselheiro do TCE-MG Sebastião Helvecio, que ministrou a palestra de abertura do evento.

Helvecio, hoje vice-presidente de Relações Institucionais da entidade, por sua vez, afirmou que "a presença do conselheiro Bonilha na presidência do IRB ilumina e traz entusiasmo a todos nós", além de enaltecer o trabalho realizado pelo TCE-PR, considerado, por ele, "um exemplo para todo o Brasil".

O presidente da corte de contas paranaense, conselheiro Nestor Baptista, também fez menção à gestão de Bonilha no IRB, caracterizando-a como "extraordinária". Ele falou ainda sobre o trabalho desenvolvido pela EGP, destacando que 260 mil servidores do país inteiro já participaram dos cursos promovidos pela escola.

O procurador-geral do Ministério Público de Contas do Paraná (MPC-PR), Flávio Berti, também parabenizou Bonilha por sua condução do IRB, ressaltando a proximidade que o conselheiro está proporcionando entre o instituto e os procuradores e auditores de contas brasileiros.

Integraram ainda a mesa de abertura do evento o conselheiro do TCE-PR Durval Amaral; a presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Contas (CNPGC) e procuradora-geral do MPC-MG, Elke Andrade Soares de Moura; o procurador do MPC-PR Gabriel Guy Léger, que representou a Associação Nacional do Ministério Público de Contas (Ampcon); e o auditor do Tribunal de Contas da União (TCU) Nivaldo Dias Filho, que representou a Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil (ANTC).

 

Fórum

Desde sua primeira edição, os fóruns nacionais de auditoria são uma forma por meio da qual o IRB busca capacitar os servidores dos tribunais de contas na utilização das Normas Brasileiras de Auditoria do Setor Público (NBasp) em seus trabalhos de fiscalização. Além de estarem alinhadas às normas internacionais sobre o assunto, emitidas pela Organização Internacional das Entidades Fiscalizadoras Superiores (Intosai), as NBasp são essenciais para manter a credibilidade, a qualidade e o profissionalismo da auditoria do setor público.

O IRB é uma associação civil de estudos e pesquisas responsável por realizar capacitações, seminários, encontros e debates para aprimorar as atividades exercidas pelos tribunais de contas brasileiros. A entidade também investiga a organização, os métodos e os procedimentos de controles externo e interno para promover o desenvolvimento e o aperfeiçoamento dos serviços dos órgãos de controle externo do país.

 

Autor: Diretoria de Comunicação Social Fonte: TCE/PR

 
   
 

Enviar

 
   
 
   

Enviar