Parceria com o TCE de Pernambuco capacita conselheiros municipais do Paraná

Controle Social

Dácio Rossiter Filho, servidor do TCE de Pernambuc ...

Conselheiros de 51 municípios paranaenses participaram, nesta semana (dias 12 e 13 de junho), de curso oferecido pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná, para estimular a qualificação do controle social sobre o gasto público. Os conselhos de direito são organismos autônomos de fiscalização sobre os repasses, gastos e definição de diretrizes em áreas fundamentais como educação, saúde, segurança, assistência social, entre outras.

Integrante do Programa de Controle Social do TCE-PR (Pro-Social), a capacitação é resultado de uma parceria da corte de contas paranaense com o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), para a troca de experiências em iniciativas de estímulo ao controle social. Organizado pela Escola de Gestão Pública (EGP), o curso foi ministrado por Ana Alaíde Pinheiro, coordenadora do projeto TCEndo Conhecimento, e Dácio Rijo Rossiter Filho, gerente de Educação e Desenvolvimento da Escola de Contas Públicas Professor Barreto Guimarães (ECPBG) do TCE-PE.

Durante os dois dias de curso, os participantes receberam conteúdo sobre noções básicas de administração pública e os princípios da função do conselheiro municipal. Os palestrantes destacaram a importância do acompanhamento das sessões e reuniões das câmaras municipais e a participação ativa na gestão, para que os conselheiros cumpram seu dever de fiscalizar e monitorar a administração pública.

Na segunda-feira (11) Ana Alaíde e Dácio Rossiter também ministraram palestras aos estagiários do TCE-PR, sobre cidadania, e a servidores da Casa que atuam como professores da EGP, com a temática do controle social.