Instituto Rui Barbosa cria Central de Relacionamento com o cidadão
Imprensa
Entrou no ar, em 1º de setembro, a Central de Relacionamento do Instituto Rui Barbosa (CR-IRB). A central é uma importante ferramenta de tecnologia desenvolvida com o objetivo de melhorar a qualidade do atendimento aos associados, parceiros e cidadãos, possibilitando a demanda de serviços via internet, com a geração de uma solicitação online.
O IRB é uma associação civil que promove estudos, pesquisas e capacitações com o objetivo de aprimorar as ações e os resultados do sistema de controle externo brasileiro. O acesso à CR-IRB pode ser feito de duas maneiras. Os Tribunais de Contas, comitês temáticos do IRB e entidades parceiras acessam por meio de autenticação via CNPJ do órgão e senha.
Já os cidadãos podem enviar demandas sem nenhum cadastro prévio. O número de protocolo gerado no momento em que a solicitação é feita possibilita ao usuário acompanhar todo o procedimento, desde a entrada do requerimento no IRB até a sua finalização.
A nova ferramenta de interação permite, também, que todas as demandas recebidas fiquem reunidas em um banco de dados, possibilitando a criação de uma base de informações que podem subsidiar decisões futuras. O formato utilizado segue as exigências da Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/11), que prevê que qualquer pessoa pode pedir informação aos órgãos públicos, bastando identificar-se e especificar a informação requerida.
Autor: Assessoria de Imprensa - IRB
Fonte: TCE/PR