Evento nacional das escolas dos TCs e do Poder Legislativo será aberto nesta quarta

Vista do Edifício-Sede do TCE-PR, no bairro Centro ...

Começa nessa quarta-feira (7 de novembro), o 32º Encontro da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel). Com apoio da Escola de Gestão Pública (EGP) do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, o evento reunirá, até sexta-feira (9), um time de profissionais, que ministrarão palestras e oficinas, com a apresentação de iniciativas bem-sucedidas e projetos das escolas corporativas. Outra atração é a entrega do 4º Prêmio Abel.

A abertura terá início às 19 horas, no auditório do TCE-PR. Durante o evento ocorrerá o lançamento da edição especial da Revista de Informação Legislativa, do Senado Federal, comemorativa aos 30 anos da Constituição, pelo coordenador de Edições Técnicas do Senado, Aloysio Brito Vieira.  Outro lançamento é a Cartilha de Atividades da Constituição em Miúdos, pela autora, Madu Macedo, diretora da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Pouso Alegre (MG).

Programação

Na manhã desta quinta-feira (8), o professor Antônio José Barbosa, consultor legislativo do Senado Federal e professor da Universidade de Brasília, ministrará a palestra "A Constituição Cidadã e as Escolas do Legislativo: Uma Trajetória Histórica".  Em seguida, o assessor especial da Presidência do TCE-PR Rhodrigo Deda falará sobre "O Desafio da Inovação: As Escolas do Legislativo e de Contas como Instrumentos de Transformação".

À tarde, ocorrerá a assinatura do Protocolo de Intenções entre a Escola de Administração Fazendária (Esaf) e a Abel, com as presenças de Fernando Meneguim, diretor da Esaf, e Florian Madruga, presidente da associação. Em seguida está programada a apresentação dos projetos das escolas associadas à Abel.

A programação de sexta-feira (dia 9) será realizada no plenário da Assembleia Legislativa do Paraná. Pela manhã, a doutora em Direitos Sociais pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) Márcia Carla Pereira Ribeiro, falará sobre as normas de introdução do Direito brasileiro e a necessidade de percepção das consequências de atos das autoridades.

Em seguida, acontecerá a apresentação do projeto Educando para a Democracia na Era Digital, do Centro de Formação, Aperfeiçoamento e Treinamento da Câmara dos Deputados. No encerramento, serão conhecidos os vencedores do 4º Prêmio Abel e divulgada a Carta de Curitiba, com as principais conclusões e propostas do evento.

Inscrições

As inscrições ainda estão abertas e podem ser feitas na aba da EGP, no portal do TCE-PR na internet.

Evento:

32º Encontro da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas