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Estudo do IRB aponta municípios que se destacam no ensino fundamental

Institucional

Sala de ensino fundamental em escola pública do Pa ...

O Instituto Rui Barbosa (IRB) apresentará, nesta quinta-feira (25 de junho), os resultados do levantamento Educação que Faz a Diferença, que apontou bons exemplos no ensino fundamental em todo o Brasil. Braço de capacitação e pesquisas do Sistema Tribunal de Contas, o IRB atualmente é presidido pelo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) Ivan Bonilha.

A apresentação do estudo será feita pelo Comitê Técnico da Educação (CTE-IRB) e pela entidade Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede), a partir das  14 horas, em uma transmissão online na página do CTE-IRB no Youtube. A iniciativa tem o apoio da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e do Conselho Nacional dos Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC).

A pesquisa nacional mapeou redes municipais com bom desempenho no ensino fundamental e identificou as principais práticas de gestão e de acompanhamento pedagógico e administrativo adotadas. O presidente do CTE-IRB, conselheiro Cezar Miola (TCE-RS), destaca que o objetivo é apresentar as ações comuns que possam servir de inspiração e de referência para outras redes.

"Não basta o investimento de recursos, o treinamento de professores e a adoção de ações para motivar as famílias. Também precisamos de processos de gestão capazes de dar oportunidade, talvez a única, a milhões de brasileiros de mudar a sua realidade por meio da educação", afirma Miola. "E agora, no contexto da pandemia da Covid-19, os referenciais identificados no estudo podem ajudar na mitigação das perdas na aprendizagem e, sobretudo, no enfrentamento da previsível evasão escolar", completa.

Contudo, é importante esclarecer que o estudo foi realizado ao longo de 2019 e, portanto, não contempla as ações adotadas pelas redes no atual momento. Para compreender em profundidade as práticas e estratégias utilizadas, 65 técnicos de todos os 28 Tribunais de Contas brasileiros com jurisdição na esfera municipal realizaram pesquisas em campo. Ao todo, foram visitadas 116 escolas de 69 redes de ensino, localizadas em todos os Estados.

O levantamento identificou 118 redes de destaque, que foram agrupadas segundo características semelhantes: Redes de Excelência, Bom Percurso e Destaque Estadual. Os nomes das redes de cada um dos grupos serão conhecidos na transmissão desta quinta-feira.

O diretor-fundador do Iede, Ernesto Faria, frisa a importância de um estudo que faz um reconhecimento em massa na área da educação. "O Brasil tem poucas redes de ensino que conseguem garantir resultados de aprendizagem de excelência, mas isso não quer dizer que temos poucos municípios fazendo bem na educação. O que acontece é que é muito mais desafiador no Brasil do que em outros países, pela questão socioeconômica e pela baixa valorização e acompanhamento da educação pela sociedade", explica Faria.

"Por isso, temos que olhar para o efeito-escola, ou seja, o quanto o sistema educacional tem agregado aos alunos. Nesse sentido, vemos redes que se destacam no país e que conseguiram percorrer um caminho muito importante nos últimos anos", completa o dirigente do Iede. "Essa iniciativa não é algo para premiar 5 ou 10 redes, mas sim reconhecer e dar visibilidade a redes que estão avançando e fazendo com que a questão socioeconômica não seja um impeditivo para o aprendizado dos alunos."

 

(Texto: Assessoria de Comunicação do IRB)

 

Autor: Diretoria de Comunicação Social Fonte: TCE/PR

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