Acesse as páginas diretamente: Notícias: https://www1.tce.pr.gov.br/noticias

Escola de Gestão recebe inscrições para cursos sobre PAF e PCA em quatro cidades

Capacitação

Curso sobre o Plano Anual de Fiscalização e as Pre ...

O porta da Escola de Gestão Pública do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) recebe inscrições para mais quatro edições do curso Plano Anual de Fiscalização e Prestação de Contas. Os seminários serão realizados nas cidades de Londrina (22 de fevereiro), Pato Branco (14 de março), Guarapuava (15 de março) e Curitiba (21 de março).

 A primeira edição do seminário, que abriu a programação de 2019 da EGP, nesta quinta-feira (14 de fevereiro), em Foz do Iguaçu, reuniu cerca de 500 participantes. Como em todas as capacitações, presenciais e online, realizados pelo TCE-PR, as inscrições são gratuitas.

No curso, o TCE-PR apresenta seu Plano Anual de Fiscalização (PAF) de 2019. Neste ano, o PAF fiscalizará seis áreas-fim da administração municipal - educação, habitação, saneamento, saúde, transporte e urbanismo -, além de atividades-meio, como gestão de pessoas e gestão orçamentária, financeira e patrimonial.

Na segunda parte do curso, servidores da Coordenadoria de Gestão Municipal (CGM) abordam os principais aspectos da Prestação de Contas Anual de 2018. Entre os tópicos estão a normatização, o escopo de análise, a composição e a estruturação da PCA, além dos prazos de remessas de dados ao Sistema de Informações Municipais - Acompanhamento Mensal (SIM-AM).

Outro tema abordado no curso é a importância do controle social -contribuição do cidadão na fiscalização do gasto público.

O público-alvo do evento são gestores e servidores dos entes municipais que anualmente devem prestar contas ao Tribunal: prefeituras, câmaras, autarquias, fundos com contabilidade descentralizada; fundações de Direito Público; regimes próprios de previdência social, consórcios intermunicipais, empresas públicas, sociedades de economia mista e fundações públicas de Direito Privado. A documentação que compõem a PCA deve ser enviada em meio digital, via Portal e-Contas Paraná.

 

Escola de Gestão Pública

Criada em 2008, na gestão anterior do conselheiro Nestor Baptista na presidência do TCE-PR, a EGP já realizou 2.995 eventos de capacitação, que beneficiaram aproximadamente 250 mil pessoas na primeira década de atividade. Nos últimos anos, a unidade consolidou sua plataforma de ensino a distância. Atualmente, o portal da EGP na internet oferece um acervo de 60 cursos online, continuamente renovados ou revisados, que estão permanentemente à disposição dos interessados.

 

Serviço

Curso:

Plano Anual de Fiscalização e Prestação de Contas

 

Londrina

Data:

22 de fevereiro - sexta-feira

Local:

Auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - Senai Londrina (Rua Belém, 844, Centro)

Horário:

8h30 às 17 horas

Inscrições:

http://www1.tce.pr.gov.br/conteudo/presencial-plano-anual-de-fiscalizacao-e-prestacao-de-contas-londrina-turma-londrina/320143/area/59

 

 

 

Pato Branco

Data:

14 de março - quinta-feira

Local:

Auditório da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR (Via do Conhecimento, KM 1, s/n, Fraron)

Horário:

8h30 às 17 horas

Inscrições:

http://www1.tce.pr.gov.br/conteudo/presencial-plano-anual-de-fiscalizacao-e-prestacao-de-contas-pato-branco-turma-pato-branco/320069/area/59

Guarapuava

 

Data:

15 de março - sexta-feira

Local:

A definir

Horário:

8h30 às 17 horas

Inscrições:

http://www1.tce.pr.gov.br/conteudo/presencial-plano-anual-de-fiscalizacao-e-prestacao-de-contas-guarapuava-turma-guarapuava/320233/area/59

 

 

Curitiba

Data:

21 de março - quinta-feira

Local:

Auditório do TCE-PR (Praça Nossa Senhora de Salete, s/n, Centro Cívico)

Horário:

8h30 às 17 horas

Inscrições:

http://www1.tce.pr.gov.br/conteudo/presencial-plano-anual-de-fiscalizacao-e-prestacao-de-contas-curitiba-turma-curitiba/320234/area/59

 

Autor: Diretoria de Comunicação Social Fonte: TCE/PR

Enviar

Enviar