Entidade deve restituir R$ 70,7 mil ao Estado por irregularidades em convênio

Estadual

Fiscalizar a correta aplicação do dinheiro público ...

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) determinou a devolução, ao cofre estadual, de R$ 70.770,70, corrigidos monetariamente desde 2012. Foram responsabilizados pelo ressarcimento, solidariamente, o Centro de Informática para Deficientes Visuais Professor Hermann Gorgen e a então presidente dessa instituição, Ivete Terezinha Mion Bodaczny.  O valor exato a ser restituído será calculado após o trânsito em julgado do processo, no qual cabe recurso.

Por meio de convênio, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) repassou R$ 262.524,50 à entidade, de julho de 2008 a dezembro de 2012, com o objetivo de custear educação escolar para alunos com necessidades especiais. O Centro de Informática para Deficientes Visuais Professor Hermann Gorgen está sediado em Curitiba.

Entre os motivos da desaprovação das contas do convênio estão a existência de saldo contábil de R$ 10.860,04, valor que não foi devolvido nem justificado após o fim da vigência da transferência; e a extrapolação de valores previstos no plano de aplicação do convênio, decorrente do pagamento de R$ 25.315,82 em contribuições previdenciárias de funcionários que não estavam vinculados ao convênio.

Também foram constatadas inconsistências na movimentação financeira de recursos do convênio: foram feitos dois saques que totalizaram R$ 7.491,88, em desacordo com a Resolução nº 28/2011 do TCE-PR. Além disso, a análise da prestação de contas apurou a disparidade entre os extratos bancários e as despesas informadas, no valor de R$ 27.102,96. A soma desses valores é o total a ser ressarcido pela instituição tomadora.

Outra irregularidade apontada foi a ausência de instauração de tomada de contas especial pela Seed, diante da constatação de irregularidades. Para o relator do processo, conselheiro Ivan Bonilha, a parte concedente não cumpriu seu dever de fiscalizar a aplicação dos recursos repassados ao tomador.

A Coordenadoria de Gestão Estadual (CGE) do TCE-PR opinou pela irregularidade da Prestação de Contas de Transferência Voluntária. O Ministério Público de Contas do Estado do Paraná (MPC-PR) acompanhou a instrução da unidade técnica.

O conselheiro Bonilha votou pela irregularidade das contas, com devolução parcial dos recursos repassados, solidariamente pela entidade e pela gestora, Ivete Terezinha Mion Bodaczny, que também recebeu quatro multas previstas no artigo 87, inciso IV, da Lei Orgânica do TCE-PR (Lei Complementar Estadual nº 113/2005). As quatro sanções somam R$ 5.803,92.

O então secretário estadual da Educação, Flávio José Arns, também recebeu uma multa, prevista nos mesmos artigo e inciso, devido à falta de fiscalização da aplicação dos recursos repassados. O valor original dessa multa é de R$ 1.450,98. Todas as quantias relativas à devolução de recursos e à aplicação de multas devem ser atualizadas no momento do trânsito em julgado do processo.

O relator também fez uma recomendação aos atuais responsáveis pelos convênios da Seed, para que revejam os procedimentos, a fim de evitar futuras falhas e penalizações. Os membros da Segunda Câmara do TCE-PR acompanharam, por unanimidade, o voto do relator, na sessão de 11 de junho. Cabe recurso contra a decisão contida no Acórdão nº 1567/19 - Segunda Câmara, veiculado em 25 de junho, na edição nº 2.085 do Diário Eletrônico do TCE-PR (DETC).

Acórdão nº:

1567/19 - Segunda Câmara

Prestação de Contas de Transferência

Secretaria de Estado da Educação

Centro de Informática para Deficientes Visuais Professor Hermann Gorgen, Flávio José Arns, Ivete Terezinha Mion Bodaczny

Conselheiro Ivan Lelis Bonilha