Em 2017, cursos presenciais gratuitos do TCE-PR capacitaram 20.692 pessoas

Capacitação

Abertura do 2º Fórum de Controle Externo do TCE-PR ...

A Escola de Gestão Pública do Tribunal de Contas do Estado do Paraná fechou 2017 com o número recorde de 20.692 inscritos, nos 152 cursos presencias gratuitos realizados ao longo do ano. Esse levantamento não inclui os cursos on-line, que formam outra importante modalidade de capacitação do Tribunal. Todos os cursos oferecidos pelo TCE-PR são gratuitos e ministrados por servidores da corte -- especialistas em suas áreas de atuação -- ou palestrantes convidados.

O programa de capacitação presencial contemplou as principais áreas da administração pública sob fiscalização do TCE-PR: contabilidade, licitações e contratos, prestação de contas, transferências voluntárias de recursos, atos de pessoal, obras públicas, tecnologia da informação, controle interno. Em fevereiro e março, o Tribunal promoveu um ciclo de encontros específicos sobre o início de mandato para aqueles servidores que estavam chegando aos municípios com os novos prefeitos e vereadores, eleitos no final de 2016 para a gestão no quadriênio 2017-2020.

Para melhorar os resultados da fiscalização que executam, os servidores do TCE-PR também receberam capacitação em diversos temas. Entre eles merecem destaque a nova Lei das Estatais, a Lei de Improbidade Administrativa, auditoria no sistema prisional do Paraná, plano plurianual, mídias sociais, gestão de riscos e compliance, processo de convergência da contabilidade aplicada ao setor público, nova Lei de Proteção ao Usuário do Serviço Público, gestão de folha de pagamento, prevenção dos crimes econômicos, inovação no setor público e segurança da informação.

 

Interior do Paraná

Além de Curitiba, onde está localizada a sede do TCE-PR, os cursos de 2017 foram ministrados em 11 polos regionais do Estado: Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina, Maringá, Paranavaí, Pato Branco, Ponta Grossa, Santo Antônio da Platina e Toledo. "A realização dos cursos no interior possibilita a participação de servidores de todos os 399 municípios paranaenses, reduzindo os gastos com viagens nesse momento de crise que afeta a administração pública", afirma o supervisor de Capacitação da EGP, Anderson Regis Saladino.

Em junho, na comemoração dos 70 anos do TCE-PR, a EGP realizou, em Curitiba, o 2º Fórum de Controle Externo, que reuniu mais de 2.500 participantes. Outro grande evento de 2017 foi o 3º Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas, organizado, também na capital paranaense, em parceria com o Instituto Rui Barbosa (IRB), órgão de estudos e pesquisas do sistema brasileiro de controle externo.

Em outra frente, o TCE-PR iniciou em 2017 um amplo programa para capacitar o cidadão a atuar mais efetivamente no controle social do gasto público. Com cinco edições ao longo do ano, o Fórum de Controle Social reuniu pessoas que, de alguma forma, estão envolvidas em atividades e fiscalização da administração pública, como membros de observatórios sociais, conselheiros municipais, estudantes universitários, integrantes de entidades de classe e cidadãos interessados no tema.

 

Autor: Diretoria de Comunicação Social Fonte: TCE/PR

 
   
 

Enviar

 
   
 
   

Enviar