Curso sobre obras públicas reúne mais de 350 pessoas em Ponta Grossa

O presidente, conselheiro Nestor Baptista, faz a p ...

Mais de 350 prefeitos, engenheiros, contadores e outros profissionais das prefeituras da Região dos Campos Gerais participaram, nesta quinta-feira (18 de julho), na sede da UniCesumar, em Ponta Grossa, do curso Obras Públicas - Planejamento, Licitação, Fiscalização e Efetividade, realizado pela Escola de Gestão Pública (EGP) do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR).

No evento, os jurisdicionados do Tribunal foram capacitados, por meio da transmissão de conhecimentos técnicos na área de obras públicas, com o objetivo de melhorar a gestão e fiscalização desses empreendimentos. A segunda edição desse curso será realizada no próximo dia 25, em Cascavel, na sede da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop).

Na abertura do curso, o presidente do TCE-PR, conselheiro Nestor Baptista, lembrou que nasceu em Ponta Grossa, onde também iniciou sua vida profissional no rádio esportivo. Ele destacou que atualmente o prefeito tem que estar informado sobre tudo o que acontece na sua gestão, pois não há mais espaço para amadorismo.

Rapidez

Em seguida, o presidente da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) e prefeito de Telêmaco Borba, Márcio Artur de Matos, ressaltou a importância da modernização dos sistemas do Tribunal, o que permite que a prestação de contas seja feita de forma mais rápida, com as administrações mais alinhadas com a corte.

Já o prefeito anfitrião, Marcelo Rangel, lembrou que quando iniciou na carreira política, por volta de 2006, "o Tribunal de Contas era apenas um órgão temido; e hoje é uma instituição que auxilia os prefeitos a não errar, além de ensinar a população a fiscalizar, o que nos deixa mais seguros". Ele também lembrou que sua administração foi a primeira do estado a implantar sistema de compliance, "estabelecendo regras rígidas para a gestão, que beneficiam não só a população, mas nós mesmos".

Orientação

O presidente do TCE-PR afirmou que o órgão não precisa ser temido, pois sua função não é somente a de penalizar, mas especialmente orientar. Ele citou que a EGP, criada em sua gestão anterior, em 2008, já treinou mais de 260 mil jurisdicionados ao longo dos últimos dez anos. "Os homens de bem podem contar sempre com o Tribunal, mas os que querem tirar proveito do dinheiro público vão precisar se cuidar cada vez mais", concluiu.