Curso prepara servidores do TCE para fiscalizar o novo Siaf no Paraná

O professor Renato Ferraz Machado ministra curso a ...

Da introdução ao novo Sistema Integrado de Finanças Públicas do Estado do Paraná (Siaf) até discussões sobre receitas e contabilidade orçamentária. É sobre esses temas que a Escola de Gestão Pública do Tribunal de Contas do Estado do Paraná promove, entre segunda e sexta-feira desta semana (21 a 25 de maio), em cinco encontros, capacitação sobre a mudanças geradas pelo novo Siaf.

Realizado no auditório do Tribunal, o curso é ministrado pelo professor Renato Ferraz Machado, formado em Administração e mestre em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). O público-alvo é formado por servidores do TCE-PR lotados nas Inspetorias de Controle Externo e na Coordenadoria de Gestão Estadual. A capacitação tem o objetivo de orientar seus participantes na utilização do novo Siaf, para obter uma fiscalização mais eficiente e transparente da execução orçamentária, financeira e patrimonial na esfera estadual.

Implantada em janeiro, a nova versão do Siaf é o principal instrumento utilizado para registro, acompanhamento e controle da execução orçamentária estadual. Em relação à versão anterior, há  modificações em aspectos como contabilidade de custos, mudanças nos cadastros de credores, módulo de contratos e convênios. O sistema passou a oferecer também um aplicativo para celular, que possibilita pagamentos, entre outras atividades.

Entre os temas de discussão estão: introdução ao novo Siaf e suas funcionalidades; fiscalização de receitas e ativos; despesas e execução financeira; relatórios de execução orçamentária e suas integrações operacionais e gerenciais. O curso é realizado nos períodos da manhã e da tarde, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, no auditório do TCE-PR, localizado no sexto andar do Edifício-Anexo da corte de contas, no bairro Centro Cívico.