Acesse as páginas diretamente: Notícias: https://www1.tce.pr.gov.br/noticias

Consulta esclarece sobre repasse de parcela extra pelo Ministério da Saúde

Municipal

Conselheiro Fernando Guimarães

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) esclareceu que a parcela extra repassada anualmente pelo Ministério da Saúde não está vinculada ao pagamento de um 14º salário aos agentes comunitários de saúde mantidos pelos municípios. A manifestação ocorreu em resposta a Consulta formulada por Izolete Aparecida Walker Schneider, presidente da Câmara Municipal de Capanema (Sudoeste).

 

Segundo o TCE, baseando-se em processos da Justiça do Trabalho, os valores repassados pela União aos Municípios como forma de assistência financeira não caracterizam vinculação à remuneração dos agentes de saúde. Trata-se de um mecanismo de incentivo e cooperação para a execução de ações destinadas à melhoria da saúde e prevenção de doenças. O valor da parcela extra é calculado sobre o número de agentes comunitários de saúde mantidos pelo município e deve ser utilizado na manutenção do sistema.

 

As orientações do Tribunal Pleno foram baseadas em instruções da Diretoria de Jurisprudência e Biblioteca (DJB), Diretoria de Controle de Atos de Pessoal (Dicap) e parecer do Ministério Público de Contas. A consulta foi respondida na sessão plenária de 11 de junho.

 

Serviço

 

Processo :

1136219/14

Acórdão nº

2568/15 - Tribunal Pleno

Assunto:

Consulta

Entidade:

Câmara Municipal de Capanema

Interessado:

Izolete Aparecida Walker Schneider

Relator:

Conselheiro Fernando Augusto Mello Guimarães

 

Autor: Diretoria de Comunicação Social Fonte: TCE/PR

 
   
 

Enviar

 
   
 
   

Enviar