Cascavel receberá, no dia 31, o 3º Fórum de Controle Social do TCE-PR

Eventos

Exercido pelo cidadão, o controle social auxilia o ...

Estão abertas as inscrições para o 3º Fórum de Controle Social do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, no dia 31 de outubro, em Cascavel. Promovido pela Escola de Gestão Pública (EGP) do TCE-PR, o evento será realizado na sede da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop). As inscrições são gratuitas, como em todos os eventos - presenciais e on-line - realizados pelo Tribunal de Contas.

O objetivo do fórum é formar uma rede de controle dos gastos públicos. "Na nossa proposta de uma integração cada vez maior com a sociedade, pretendemos atuar como indutor do controle social, para estimular uma cobrança mais eficiente sobre as ações dos gestores", explica o presidente do TCE-PR, conselheiro Durval Amaral.

O coordenador-geral de Fiscalização, Mauro Munhoz, destaca que o fórum integra uma série de ações do TCE-PR para se aproximar do cidadão. "O exercício do controle social é fundamental e a sociedade está cada vez mais participando da vida pública. Unindo forças, chegaremos mais rápido ao objetivo da efetividade nas administrações públicas", afirma Munhoz. "O controle social é muito importante e interessa a nós e às gerações futuras. É um projeto de toda a sociedade."

 

Temas

Entre os temas abordados no fórum estão a fiscalização do orçamento, de contratos, convênios e da gestão de pessoal nos órgãos públicos. Os participantes também conhecem as funções e os meios de contato com a Ouvidoria do Tribunal de Contas, principal canal de comunicação do órgão fiscalizador com o cidadão.

O público-alvo do evento são integrantes de observatórios sociais, conselheiros municipais e estaduais, estudantes e cidadãos interessados em acompanhar melhor o gasto e as políticas públicas.

As entidades que atuam no controle social reúnem pessoas com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão, em favor da transparência e da qualidade da aplicação do dinheiro público. Qualquer cidadão pode integrar os observatórios sociais e os conselhos municipais e estaduais. Essas entidades auxiliam o monitoramento dos recursos e promovem a interação social nas políticas públicas.

 

Próximas edições

Até o final do ano, o Fórum de Controle Social será realizado nas cinco maiores cidades do Paraná. Já ocorreu em Londrina (29 de agosto) e Ponta Grossa (19 de setembro). Depois de Cascavel, o encontro será realizado em Maringá (29 de novembro) e Curitiba (8 de dezembro).

 

Serviço

Evento: 3º Fórum de Controle Social do TCE-PR

Data: 31 de outubro

Horários: 8 às 17h30

Cidade: Cascavel
Local: Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Rua Pernambuco, 1.936, Centro)

Mais informações: (41) 3350-1744 e 3350-1683

Inscrições: www.tce.pr.gov.br/egp

 

Autor: Diretoria de Comunicação Social Fonte: TCE/PR

 
   
 

Enviar

 
   
 
   

Enviar