Acesse as páginas diretamente: Notícias: https://www1.tce.pr.gov.br/noticias

BID capacita servidores do TCE-PR em auditoria de financiamento internacional

Capacitação

Servidores do TCE-PR participam de capacitação em ...

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) realiza, entre os dias 1º e 4 de fevereiro (de segunda a quinta-feira desta semana), a capacitação de servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) em auditoria de financiamentos internacionais a instituições públicas. O curso é ministrado pelo consultor financeiro Antônio Hideo Yamada e pela especialista financeira do BID Leíse Estevanato, na sala de reuniões do Espaço Brasil Pinheiro Machado, estrutura multimídia instalada na sede do Tribunal, em Curitiba.

A abertura dos trabalhos contou com a presença da coordenadora-geral do TCE-PR, Bárbara Gonçalves Pereira, que agradeceu à presença dos representantes do BID. Ela lembrou que a parceria entre o banco e o Tribunal é muito importante para a fiscalização dos recursos internacionais recebidos pelo Estado do Paraná.

Bárbara destacou que a capacitação converge com a tendência de aprimoramento da atuação do Tribunal, que passou a enfatizar a fiscalização da efetividade das ações governamentais e não apenas a sua conformidade - análise em relação ao atendimento à legislação e às normas contábeis e financeiras. A coordenadora-geral ressaltou também que, dessa forma, o TCE-PR fiscaliza efetivamente quais os benefícios percebidos pela população.

A especialista financeira do BID lembrou que os auditores das entidades de fiscalização ligadas aos tomadores de recursos do banco são grandes parceiros na obtenção de resultados positivos. Segundo ela, há projetos para garantir a efetividade das ações realizadas com os recursos emprestados. "O resultado que o banco espera ao financiar projetos na área de educação, por exemplo, não é apenas a construção do prédio de uma escola, mas um determinado número de alunos em sala de aula", exemplificou Leíse.

Yamada, que coordena auditorias de recursos externos desde 1985, sempre com foco na qualidade dos empréstimos, é consultor financeiro do BID desde 2004. Ele destaca que o mais importante é aferir o retorno dos investimentos em benefícios para a população. Segundo o consultor, o fortalecimento da parceria do BID com os sistemas nacionais de auditoria ocorreu a partir de um convênio de 2010, prorrogado em 2013 por mais três anos.

O BID tem 1.600 projetos, nas mais diversas áreas, em todos os estados do Brasil, envolvendo ações para agricultura e turismo sustentáveis; produtividade e competitividade; e desenvolvimento integrado.

Há critérios para a elegibilidade de uma instituição tal qual o Tribunal de Contas como entidade de fiscalização superior (EFS) parceira do BID. No Brasil, há 18 EFSs parceiras em ações de diagnóstico, 15 com as quais foram emitidos protocolos e entendimentos conjuntos e 12 auditando operações. O TCE-PR é parceiro do BID em todas essas áreas, que envolvem auditorias em gestão financeira, aquisições e sistemas de controle.

Participam da capacitação servidores de três diretorias do Tribunal: Auditorias (Daud), Análise de Transferências (DAT) e Contas Municipais (DCM). Muitos deles são oriundos do último concurso realizado pelo TCE-PR em 2011, garantindo a renovação contínua da capacitação do quadro de pessoal do Tribunal, com a transmissão de novas informações e do entendimento dos organismos que emprestam ao Estado do Paraná.

 

 

Autor: Diretoria de Comunicação Social Fonte: TCE/PR

Enviar

Enviar