Atuação do cidadão em conselhos contribui para melhorar serviços públicos

Controle Social

Ana Alaíde Pinheiro, servidora do Tribunal de Cont ...

Os conselhos de direitos são organismos que formulam, supervisionam, avaliam e propõem políticas públicas nas esferas federal, estadual e municipal. Por meio deles, grupos representativos da comunidade participam da gestão pública, contribuindo para definir os rumos e para o controle dos gastos em áreas essenciais como educação, saúde, segurança, assistência social, entre outras.

Nos dias 12 e 13 de junho, a Escola de Gestão Pública do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) realizou o Curso de Formação para Conselheiros Municipais. Esse curso, que teve a participação de conselheiros de 51 municípios, foi ministrado por Ana Alaíde Pinheiro e Dácio Rijo Rossiter Filho, servidores do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, órgão com o qual o TCE-PR mantém convênio para a troca de conteúdos para a capacitação do controle social.

Os conselhos têm caráter autônomo, deliberativo e fiscalizador sobre os repasses e programas das áreas em que atuam. Entre suas funções também estão a obtenção de informações e discussões temáticas, como o orçamento destinado àquele setor. Outra atividade desses organismos é a análise do Relatório de Gestão apresentado pelos responsáveis legais de uma determinada área. Cabe ao conselho aprovar ou reprovar esse relatório.

O parecer emitido pelos conselhos exerce grande influência nos rumos da fiscalização da gestão pública, pois é um dos documentos que pode levar à desaprovação das contas dos gestores pelos órgãos de controle externo, como os Tribunais de Contas. No caso da reprovação das contas, o órgão público pode ficar impedido de obter a certidão liberatória do Tribunal, documento necessário para receber empréstimos e transferências voluntárias de recursos.

Os conselhos gestores de políticas públicas são canais efetivos para a participação popular, contribuindo para o controle social, exercido pelos cidadãos. Esses conselhos devem ser compostos de um número par de membros e, para cada representante estatal, deve haver um da sociedade.

Conselhos de Saúde e Assistência Social

O Conselho de Saúde é formado por usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), representantes do governo, além de prestadores de serviço e de profissionais da área. O organismo - que deve se reunir, no mínimo, uma vez ao mês - é responsável pelo controle dos recursos repassados de programas federais ao SUS, elabora metas e acompanha a execução das ações.

O Conselho de Assistência Social analisa e aprova o Plano de Assistência Social, elaborado pelo Poder Executivo. Também acompanha repasses e aplicação de verbas para os programas do setor. As ações são voltadas, por exemplo, para crianças (creches), idosos, portadores de necessidades especiais e dependentes químicos.

Conselhos de Educação

Os conselhos na área da educação são submetidos ao Ministério da Educação (MEC) e cada um têm normas específicas para a eleição dos membros da sociedade que o compõem. Os conselhos nessa área têm a função de assegurar à comunidade, por meio de representantes eleitos, o direito de participar da definição de diretrizes da educação, elevando a qualidade do ensino.

Entre os organismos que compõe essa lista estão: Conselho Municipal de Educação (CME), Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb), além do Conselho de Alimentação Escolar (CAE).

Conselhos de Segurança

O Paraná foi o precursor na implantação dos chamados Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs), já presentes em vários municípios do Estado - Curitiba, por exemplo, possui Consegs em mais de 30 bairros. A proposta é a criação de um espaço em que a comunidade possa se reunir com autoridades, para pensar estratégias de enfrentamento dos problemas do setor e definir prioridades de ação.