Acesse as páginas diretamente: Notícias: https://www1.tce.pr.gov.br/noticias

5º Fórum Nacional de Auditoria, em Curitiba, terá palestrantes de cinco estados

Capacitação

Edifício-Sede do TCE-PR, localizado no bairro Cent ...

Palestrantes de cinco estados brasileiros estarão presentes no 5º Fórum Nacional de Auditoria, que está com as inscrições abertas e será realizado nos dias 22 e 23 de agosto, no auditório do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, em Curitiba. O evento, promovido pelo Instituto Rui Barbosa (IRB) em parceria com a Escola de Gestão Pública do TCE-PR, é destinado exclusivamente a servidores dos órgãos de controle externo de todo o país.

O tema principal do fórum será O Monitoramento e o Controle de Qualidade das Fiscalizações dos Tribunais de Contas. Para servidores de outros TCs, as inscrições podem ser feitas pelo telefone (41) 3350-1875 ou pelo e-mail eventos@irbcontas.org.br. A iniciativa tem o apoio institucional da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon) e da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom).

 

Convidados

A palestra de abertura do evento, programa para a manhã do dia 22, será feita pelo vice-presidente de Relações Institucionais do IRB, conselheiro Sebastião Helvecio (TCE-MG), que falará sobre boas práticas internacionais de controle de qualidade e monitoramento. Em seguida, o vice-presidente de Auditoria do IRB, conselheiro Inaldo da Paixão (TCE-BA), que discorrerá sobre a implantação das normas internacional de auditoria no Brasil.

À tarde, a Norma Brasileira de Auditoria do Setor Público (NBasp) nº 40, que trata do controle de qualidade da fiscalização, será o tema da palestra do auditor de controle externo do TCE-RN Cleyton Marcelo Medeiros Barbosa. Já o auditor de controle externo do TCE-RJ Sérgio Lino, que ocupará a tribuna na sequência, falará sobre as NBasp e a fase de monitoramento das fiscalizações. No dia seguinte, serão realizados apresentações e debates sobre estudos de caso que envolvem a temática do monitoramento.

 

Fórum

Desde sua primeira edição, os fóruns nacionais de auditoria são uma forma por meio da qual o IRB busca capacitar os servidores dos tribunais de contas na utilização das NBasp em seus trabalhos de fiscalização. Além de estarem alinhadas às normas internacionais sobre o assunto, emitidas pela Organização Internacional das Entidades Fiscalizadoras Superiores (Intosai), as NBasp são essenciais para manter a credibilidade, a qualidade e o profissionalismo da auditoria do setor público.

O IRB é uma associação civil de estudos e pesquisas responsável por realizar capacitações, seminários, encontros e debates para aprimorar as atividades exercidas pelos tribunais de contas brasileiros. Atualmente presidida pelo conselheiro do TCE-PR Ivan Bonilha, a entidade também investiga a organização, os métodos e os procedimentos de controles externo e interno para promover o desenvolvimento e o aperfeiçoamento dos serviços dos órgãos de controle externo do país.

 

Serviço

Evento:

5º Fórum Nacional de Auditoria

Cidade:

Curitiba

Datas:

22 e 23 de agosto (quinta e sexta-feira)

Horário:

9h às 17h

Local:

Auditório do TCE-PR (Praça Nossa Senhora de Salete, s/n, Centro Cívico)

Inscrições:

http://www1.tce.pr.gov.br/conteudo/presencial-v-forum-nacional-de-auditoria-curitiba/322904/area/59

 

Autor: Diretoria de Comunicação Social Fonte: TCE/PR

Enviar

Enviar