2º Encontro de Gestores discute Contabilidade Pública em Curitiba

2º Encontro de Gestores Públicos será realizado no ...

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRC-PR), o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e a Secretaria do Tesouro Nacional realizam, nesta segunda-feira (21 de março), o 2º Encontro de Gestores Públicos. O evento será realizado entre às 8h e às 18h30, no auditório do CRC-PR em Curitiba.

Pela manhã, coordenadores da STN Bruno Ramos Mangualde, Thiago de Castro Souza e Eder Vogado apresentam palestras sobre a Contabilidade Aplicada ao Setor Público (Casp), o Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Sinconfi) e a importância do uso das informações de custos no setor público, respectivamente.

A coordenadora da STN Claudia Magalhães Dias Rabelo de Sousa ainda apresenta, no período matutino, palestra sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar 101/2000) e a possibilidade de comparação entre as informações divulgadas pelos entes da federação.

À tarde, os trabalhos são realizados em duas etapas. Na primeira, o tema Relações Federativas é abordado pelos coordenadores da STN Roberto Mendes Altavilla Luttner, Rodrigo Guanaes Cavalcanti e Alex Fabiane Teixeira, que apresentam, respectivamente, palestras sobre o serviço auxiliar de informações para transferências voluntárias, as operações de crédito e os desafios e oportunidades para o federalismo fiscal na crise.

Na segunda, que aborda o tema Controle Externo, o servidor do TCU Henrique Ferreira Souza Carneiro fala sobre auditoria financeira e o servidor do TCE-PR Leandro Menezes Rodrigues fala sobre o papel da corte de contas paranaense na consolidação da contabilidade patrimonial e ajustes fiscais.

O tema Desafios Locais é o destaque da última palestra do dia, apresentada por representante da Secretaria da Fazenda do Estado do Paraná (Sefa). Em seguida, ocorre um debate sobre os temas abordados para esclarecimento de dúvidas.

O evento é gratuito e as inscrições podem ser realizadas por meio do portal de Contabilidade Aplicada ao Setor Público na página do CFC na internet, entre 11 e 18 de março.

Data: 21 de março, das 8h às 18h30
Local: Curitiba. Auditório do CRC-PR. Rua XV de Novembro, 2.987 (Alto da XV)