SIM - Sistema de Informação Municipal

 


Conteúdo da Página

Comunicados

Documentações e Programas

Treinamentos e Cursos

O que é o SIM?

Sistemas Anteriores

 


Comunicados

Plano da Receita

O plano de contas padrão da receita orçamentária aplicado aos Municípios do Estado do Paraná para o exercício de 2018 com a nova estrutura estabelecida pela Portaria Interministerial STN/SOF nº 5, de 25 de agosto de 2015, está disponível no site do Tribunal de Contas para consulta. 

No referido plano de contas não foram incluídos vários desdobramentos que compunham a relação de contas do plano padrão de 2017, todavia, será permitido que as entidades criem em seus respectivos planos os desdobramentos que julgarem necessários, desde que, obedecida a estrutura do plano padrão.

O Tribunal de Contas receberá, para análise de viabilidade e possível inclusão no Plano de Contas Padrão da Receita Orçamentária 2018, as sugestões de inclusão de desdobramentos encaminhadas via Canal de Comunicação (CACO) até o dia 31/08/2017.

Foram publicadas também as notas 01/18 e 02/18 com maiores esclarecimentos sobre o plano de contas e as alterações a serem efetuadas nas tabelas do SIM-AM que utilizam as informações do plano, notas estas que estão disponíveis juntamente com o plano de contas padrão da receita orçamentária no seguinte endereço: http://www1.tce.pr.gov.br/conteudo/sim-am-2018/304666/area/251

Esclarecimentos sobre a Emissão Automática de Alertas

         Foi publicada, em 01 de junho de 2017, Nota Técnica nº 07, que trata da Emissão Automática de Alertas e das providências para ciência de leitura pelo representante legal.

Agenda de Obrigações para o exercício de 2017

A Instrução Normativa nº 129/2017, que regulamenta a Agenda de Obrigações para o exercício de 2017, a ser observada pela Administração Direta e Indireta, dos Poderes Executivo e Legislativo Municipais, também foi publicada no Diário Eletrônico do TCE/PR do dia 31/03/2017.

Demonstrativos Fiscais

Tendo em vista a necessidade de desenvolvimento e atualização das programações dos demonstrativos para o exercício de 2017, para adequá-los ao Manual dos Demonstrativos Fiscais - MDF 7a. Edição e ao Novo Plano de Contas Contábil de 2017,  os demonstrativos abaixo estão em manutenção e indisponíveis para consulta.

RELATÓRIO RESUMIDO DA EXUCAÇÃO ORÇAMENTÁRIA - RREO
ANEXO 1 - Balanço Orçamentário
ANEXO 5 - Demonstrativo do Resultado Nominal
ANEXO 6 - Resultado Primário

RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL - RGF
ANEXO 2 - Demonstrativo da Dívida Consolidada Líquida
ANEXO 4 - Demonstrativo das Operações de Crédito

 


Documentações e  Programas

Clique nos ícones que representam o sistema para acessar as documentações, programas e treinamentos.

                          

 


Treinamentos e Cursos

Os materiais utilizados pelos servidores da COFIM nos treinamentos e cursos realizados estão disponíveis nesta área.

Maiores informações podem ser obtidas diretamente com a Escola de Gestão Pública do Tribunal de Contas do Estado do Paraná.

 


O que é o SIM ?

Visando dar agilidade ao processo de preparação dos dados e de sistematização na coleta de informações necessárias ao exercício do controle externo na área municipal, o Tribunal de Contas, por meio do Sistema de Informações Municipais - SIM, deu um importante passo para a modernização da análise das contas públicas municipais.

Todas estas informações irão compor a Prestação de Contas Anual do exercício financeiro correspondente, subsidiando a análise dos demais sistemas de controle externo implementados pelo Tribunal de Contas. Configura-se o SIM num amplo instrumento de planejamento para a realização de programas de auditorias.

A implementação do Sistema estimula as administrações municipais para que exerçam suas atividades de forma racional, ordenada, honesta, equilibrada e regular sob a égide dos princípios de Administração da legalidade, legitimidade e publicidade, constituindo-se, ainda, em eficiente mecanismo auxiliar às atividades de Controle Interno.

 


Sistemas anteriores: