Programa de Estágio

Programa de EstágioO Programa de Estágio, no âmbito do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, objetiva proporcionar a preparação do estagiário para a empregabilidade, para a vida cidadã e para o trabalho, por meio da execução de atividades em complementação ao conhecimento teórico adquirido na instituição de ensino, não gerando vínculo empregatício com o órgão.

Aos estagiários estudantes de ensino médio, oferece a preparação para o trabalho, conferindo responsabilidades, noções de organização, socialização, capacidade de tomar decisões, dentre outros atributos necessários ao desenvolvimento e formação pessoal, profissional e da cidadania.

Aos estagiários estudantes de ensino médio profissionalizante e ensino superior, o Programa proporciona a relação teórico-prática, possibilitando a complementação ao conhecimento teórico adquirido e a aplicação dos conhecimentos específicos de sua área de atuação.

O Programa de Estágio do TCE é coordenado pela Comissão de Acompanhamento do Programa de Estágio (CAPE), sob a supervisão da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP).

 


CAPE

É a Comissão de Acompanhamento do Programa de Estágio, constituída por servidores da Diretoria de Gestão de Pessoas do TCE, responsáveis pelo recrutamento, seleção, lotação, avaliação e acompanhamento dos estudantes, estagiários de nível médio e superior do Tribunal de Contas do Estado do Paraná.

Contato: (41) 3350-1696

 


O que é o Programa de Estágio

O Programa prevê a contratação de até 170 estagiários, sendo 50 vagas destinadas a estudantes de ensino médio regular e médio profissionalizante, regularmente matriculados; outras 120 vagas são destinadas a estudantes de graduação regularmente matriculados.

Para estagiar no Tribunal de Contas o estudante de nível médio regular ou médio profissionalizante deve ter no mínimo 16 anos e estar regularmente matriculado no 1º ou 2º ano do ensino médio regular ou 1º, 2º ou 3º ano do ensino médio profissionalizante.

O estudante de nível superior deve estar cursando a partir do 3º ano (5º período) para os cursos de 05 anos de duração e a partir do 2º ano (3º período) para os cursos de 04 anos de duração.

O período de vigência do estágio não pode exceder a 02 (dois) anos.

A cada 12 (doze) meses é assegurado ao estagiário recesso remunerado de 30 (trinta) dias, a ser usufruído em dois momentos, sendo um deles coincidente com o período de recesso de final de ano do Tribunal de Contas e o outro preferencialmente durante as férias escolares

 


Seleção de Estagiário

Ensino Médio- O recrutamento e a seleção ocorre por meio de abertura de vaga junto ao Agente de Integração de estágio (CIEE), entrevista realizada pelo Serviço de Psicologia Organizacional do TCE e posterior análise da Comissão de Acompanhamento do Programa de Estágio (CAPE).

Aos estagiários de nível médio é oferecido uniforme e crachá para uso obrigatório durante o horário de estágio.

Ensino Superior-  A seleção ocorre preferencialmente por meio de teste seletivo promovido pelo Agente de Integração de estágio (CIEE) e entrevista realizada pelo Serviço de Psicologia Organizacional do TCE ou por análise de currículo e entrevista na unidade administrativa onde se desenvolverá o estágio, mediante prévia abertura de vaga junto ao CIEE.

Aos estagiários de nível superior é oferecido crachá para uso obrigatório durante o horário de estágio

 


Carga Horária

Nível Médio- 20 (vinte) horas semanais, distribuídas em 4 (quatro) horas diárias, no turno da manhã ou tarde, no horário do expediente da respectiva unidade.

Nível Superior- 22h30min (vinte e duas horas e trinta minutos) semanais, distribuídas em 4h30min (quatro e horas e trinta minutos) diárias, no turno da manhã ou tarde, no horário do expediente da respectiva unidade.

 


Áreas para estágio de nível superior

Direito, Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Administração, Secretariado Executivo, Contabilidade, Informática, Comunicação Social (Jornalismo), Design Gráfico, Odontologia, Biblioteconomia/Gestão da Informação e Letras.

 


Bolsa Auxílio

Nível médio - R$ 759,00 (setecentos e cincoenta e nove reais) e auxílio-transporte conforme informado pelo estudante.

Nível superior - R$ 1.038,00 (hum mil e trinta e oito reais) e auxílio-transporte conforme informado pelo estudante.