Controle Social

O Controle Social é uma forma de fiscalização e controle, por parte da própria sociedade, sobre as ações do Estado, exigindo que ele preste contas sobre o uso dos recursos públicos. Pode ser entendido como a participação do cidadão na gestão pública: fiscalização, monitoramento e controle das ações da administração.

O Controle Social é um importante mecanismo de fortalecimento da cidadania, pois contribui para aproximar a sociedade do Estado, abrindo a oportunidade de os cidadãos acompanharem se as ações dos governos estão atendendo às demandas da sociedade e cobrarem uma boa gestão pública. 

Para fomentar essa importante atividade, o TCE-PR lançou o Programa de Controle Social É da Sua Conta. Ele reúne iniciativas cujo objetivo é fortalecer o controle social e estimular a cultura da participação cidadã, como capacitações, eventos e projetos interativos voltados a públicos variados.

As principais ações do programa, que tem duração prevista até 2020, estão alinhadas aos objetivos previstos no Plano Estratégico 2017-2021 do Tribunal e buscam seguir a visão ali estabelecida: aproximar a instituição da sociedade, apresentando resultados que a beneficiem. Estas ações compreendem: Fórum de Controle Social, Capacitação dos Conselhos Municipais e Observatórios Sociais, Jovem no Controle, Geração Social e Universidades.

Consultas:

 Licitações Municipais

 Contratos Municipais

 Relatórios da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) até 2012

 Relatórios da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) a partir de 2013

 Demonstrações Contábeis a partir de 2013

 Obras públicas nos municípios do Paraná até 2012

 Obras públicas nos municípios do Paraná a partir de 2013

Relatório da Análise de Gestão Fiscal

Relatório de Alertas Emitidos