Clima Organizacional


O clima organizacional é o indicador do grau de satisfação dos servidores em relação a diferentes aspectos da cultura da organização, tais como: política de gestão de pessoas, modelo de gestão, missão, visão, valores, comunicação e valorização profissional.

Implantado por meio da Portaria nº 425/11, o Projeto Gestão do Clima Organizacional teve como objetivo obter uma análise do ambiente interno do Tribunal, para levantar pontos de insatisfação e buscar soluções a essas demandas. Fomentar um ambiente de trabalho favorável ao desenvolvimento profissional e organizacional, com uma equipe conscientizada, integrada, participativa e motivada é o diferencial de um modelo de gestão do clima com vinculação direta aos resultados da pesquisa.

Como previsto no Plano estratégico 2008-2016, a pesquisa de clima organizacional deve subsidiar, anualmente, as decisões que promovam o elevado nível de satisfação dos servidores.

Após o levantamento das pesquisas de clima, as ações resultantes foram as seguintes: calendário anual de feriados e recessos; calendário anual de pagamento dos salários; busca de soluções para o estacionamento; investimento em capacitação; melhoria na comunicação interna; instituição do check-up; ginástica laboral; ambientação de novos servidores, programa de preparação para aposentadoria, visando à melhora da saúde, da integração e motivação dos servidores; veiculação de todas as informações importantes do Tribunal, por meio de e-mail e do informativo "Contando para Você", entre outras.