Acesse as páginas diretamente: Notícias: https://www1.tce.pr.gov.br/noticias

Acesso à Informação

O que é a Lei de Acesso à Informação?

A Lei de Acesso à Informação (LAI) - Lei nº 12.527/2011 - é um instrumento de transparência pública que permite aos cidadãos solicitarem, aos órgãos públicos, informações de interesse pessoal ou coletivo. De acordo com o Artigo nº 5 da LAI "é dever do Estado garantir o direito de acesso à informação, que será franqueada, mediante procedimentos objetivos e ágeis, de forma transparente, clara e em linguagem de fácil compreensão". No TCE-PR, esta lei é regulamentada pela Resolução nº 45, de 17 de abril de 2014.

O que são informações?

De acordo com a Lei 12.527, informações constituem-se em "dados, processados ou não, que podem ser utilizados para produção e transmissão de conhecimento, contidos em qualquer meio, suporte ou formato".

Quem pode solicitar essas informações?

Qualquer interessado poderá apresentar pedido de acesso a informações aos órgãos e entidades públicas, por qualquer meio legítimo, devendo o pedido conter a identificação do requerente e a especificação da informação requerida. 

Como realizar um pedidos de acesso à informação?

Conforme disposto no artigo 7º, da Resolução nº 45/2014 deste Tribunal, que regulamenta o acesso à informação e a aplicação da Lei Federal nº 12.527/2011, no âmbito do Tribunal de Contas, o pedido de acesso à informação poderá ser requerido:

I - remotamente:

a) Por meio de preenchimento de formulário eletrônico disponibilizado no Portal do TCE/PR;
b) Por meio de peticionamento eletrônico disponibilizado no Portal do TCE/PR (e-Contas Paraná);
c) Via telefone através da linha direta da Ouvidoria; ou
d) Por correspondência: À Ouvidoria - TCE-PR, Praça Nossa Senhora de Salette s/n - Centro Cívico, Curitiba - PR, CEP 80530-910.

II - pessoalmente, mediante apresentação do requerimento na Ouvidoria.

Compete à Ouvidoria receber, registrar, controlar e, sempre que possível, responder imediatamente o pedido de acesso a informações. Na impossibilidade de atendimento direto pela Ouvidoria, o pedido será encaminhado à Diretoria de Protocolo para autuação, que o encaminhará à Presidência, exceto se a informação solicitada versar sobre matéria que seja objeto de processo em trâmite no Tribunal.

Links importantes

 

Relatórios de Pedidos de Acesso à Informação
 

 

Processos Sigilosos